Autor recomendado: Alexander Elder

|



Além do conhecimento operacional (como se compra, vende, stopa, etc); do conhecimento analítico (técnico, fundamentalista, grafista e financeiro); há uma necessidade crescente do conhecimento psicológico e comportamental aplicados ao mercado financeiro. Alexander Elder é um dos traders, acadêmico e autor de obras consagradas no meio. Tal fato repercute sobre um argumento forte: trata-se de um dos poucos autores que une a didática para a transmissão do conhecimento operacional, técnico e psicológico do mercado financeiro e seus players. Abaixo segue uma entrevista realizada pelo profissionais da Infomoney com este analista deverás respeitado.









Um dos livros de Elder. Trata-se de uma obra que exprime a preocupação do autor em estabelecer ensinamentos de pilares importantes ao instrumental do tranding no cotidiano do mercado financeiro: operacional, analítico e psicológico.

Este livro ensina: como se tornar um negociante calmo, tranqüilo e controlado, como usar o computador para achar bons negócios, como desenvolver um sistema de comércio poderoso e como encontrar negócios promissores. Alexander Elder mostra como disciplinar sua mente, apresenta os métodos para negociar com o mercado e como gerenciar suas finanças para que o negociante mantenha-se firme no mercado. É ótimo mas cansativo, devido os termos técnicos utilizados que muitas vezes um neófito poderá não entender, mas recomendo.







Entrevista: Alexander Elder adianta parte do itinerário antes da visita ao Brasil
Por: Rodolfo Cirne Amstalden
23/07/08 - 10h00InfoMoney
SÃO PAULO - Alexander Elder figura entre os nomes mais famosos na lista de traders internacionais. Palestrante de esgotar ingressos, autor de livros-manuais, guru de centenas de investidores que chegam ao mercado com a euforia de quem está começando.Parte desse grupo admirador está no Brasil, esperando visita. Elder, ou Dr. Elder, vem ao Rio (dia 28) e a São Paulo (dia 29) no final de julho, convidado pela Sal Grosso Eventos.Enquanto ele não chega, vale uma prévia. Na entrevista à InfoMoney, o médico adianta algumas de suas idéias. A formação indicada para o trader (ou a não-formação). Instrutores de análise técnica que confundem seus alunos. A visão romântica sobre o dia-a-dia de quem vive de operar. E outras coisas mais.
InfoMoney - Não é raro observar traders com diferentes perfis acadêmicos: médicos, engenheiros ou economistas. Existe uma formação preferida para se operar no mercado ou conta mais a postura auto-didata?
Alexander Elder - Vejo o trading como uma prática que se aprende sozinho, sem dúvida. Ao contrário do que a maioria dos investidores pode pensar, um elevado nível de educação formal não só não ajuda, como também pode confundir a cabeça do operador descuidado. Isto é, bagagem teórica em excesso tende a ser um obstáculo para o sucesso.Tomo meu próprio caso como exemplo. Tenho formação acadêmica em medicina, uma área em que as pessoas nunca se cansam de fazer testes e de traçar diagnósticos. O médico acostumado com isso sofre muito no mercado, um ambiente dominado por incertezas e que não se dá ao luxo de permitir testes.
O mercado de conteúdo educacional para traders cresce exponencialmente. Como essa tendência pode ser interpretada?
Por um lado, é bom para a popularização dos conceitos; quem quer, deve ter a chance de aprender. Por outro lado, entretanto, a proporção de orientações equivocadas para os novos investidores aumenta substancialmente.Boa parte dos que se consideram instrutores de análise técnica não sabe explicar direito as idéias e as ferramentas. E, dentro desse grupo, há os que nem mesmo sabem as idéias e ferramentas para si. Não me assusto ao constatar que muitos cursos são dados por investidores que falharam como traders e, por isso, tentam ganhar dinheiro com essa parte educacional.
"Boa parte dos instrutores de análise técnica não sabe explicar direito"Em sua opinião, quais características definem a prática do trader?
Acho que três princípios são fundamentais: disciplina, organização para arquivar os detalhes de todas as operações e facilidade com regras básicas de matemática. De maneira mais geral, acho que o trader de sucesso cultiva um equilíbrio simétrico também entre três valores: mente (psicologia), método (domínio do passo-a-passo e das ferramentas) e dinheiro (gestão de risco).Entre tantas regras de bolso, qual o espaço deixado à individualidade?Ah, muito espaço é deixado à individualidade. Encontro traders com estilos diferentes em cada lugar que visito. Suas preferências pessoais estão denotadas em cada passo das operações. E essas preferências vêm à tona, pois o ambiente financeiro permite isso de diversas maneiras. Por exemplo, você tem uma infinidade de classes de ativos para negociar e, dentro dessas classes, uma infinidade de ativos. Depois vem o timing, os pontos de compra e venda, a definição de stop.
O número de escolhas oferecidas pelo mercado é sempre grande o bastante para que cada um mostre seu perfil.No caso dos perfis mais agressivos, quão difícil é ensinar a alguém apaixonado pelo mercado sobre a necessidade de controlar o impulso?
Ora, isso é dificílimo. Como já disse, a disciplina é um requisito do qual não se pode abrir mão, sob circunstância alguma. Pessoas com problemas nesta área não devem ter esperança alguma de virar bons traders. Se o investidor é descontrolado, provavelmente vai manifestar esse descontrole de modo ainda mais enfático dentro do mercado financeiro. E isso resultará em grandes prejuízos.
A análise técnica funciona bem sozinha, ou é melhor ampará-la com insights de análise fundamentalista?
Não vejo problemas com a independência da análise técnica, mas sempre tento complementá-la com opiniões inteligentes vindas da parte fundamentalista. Normalmente, os dois campos trabalham bem juntos. Então, acho que saio ganhando com essa união.
Como você recebe os argumentos de que a análise técnica não possui base científica?
"Não respeito essas opiniões como argumento; são puro nonsense"Na verdade, não respeito essas opiniões como argumento; elas são puro nonsense. Todo o aparato de análise técnica representa uma aplicação inteligente da psicologia social sobre o mercado financeiro. É óbvio que existe um pensamento científico por trás.
E quanto às condições atuais do mercado? É o fim de uma longa tendência de alta?
Não penso que seja o fim. Na verdade, estou bem otimista, olhando diversos ativos derreterem e aproveitando para montar posições. Estou comprando inclusive ações de empresas brasileiras. Para ganhar com as oportunidades, o investidor deve estar ciente de que os mercados respiram: inalam e exalam. Eu tento seguir esses movimentos em seu início, não importa qual seja a direção.Muitos enxergam a vida do trader profissional como perfeita. Muito dinheiro, tempo livre, e trabalha-se de qualquer lugar.
É uma visão romântica?
Acho que sim. O enorme volume de trabalho por trás dessas vantagens geralmente permanece oculto. Não vou negar que a qualidade de vida está entre os motivos pelos quais escolhi ser trader profissional. No entanto, muitos se esquecem de que conquistar isso demanda muita, muita disciplina, antes e depois da conquista.Posso estar fazendo operações a partir de um notebook no Caribe, ou em qualquer outro lugar paradisíaco. No entanto, não estou lá bebendo vinho em frente ao computador. Estou tomando decisões pensadas, difíceis, que geram grandes implicações.

0 comentários:

 

©2009 Ondas Financeiras | Template Blue by TNB