Sadia: análise do real temor

|



Análise realizada por Ricardo Dias - Fórum da Infomoney em 29/09/2008


Permitam-me dar uma opinião com uma visão mais fundamentalista e menos trader:
O episódio da Sadia foi muito, muito grave. Grave porque:

1 - Comprometeu o resultado do ano inteiro. Antes a Sadia tinha uma situação adversa de câmbio desfavorável e commodities agrícolas a preços elevados e precisava de um bom trabalho de tesouraria para minimizar esses impactos. O erro cometido comprometeu o resultado da companhia para o ano todo e 2008 certamente será encerrado com prejuízo.

2 - Expôs que a companhia opera no mercado financeiro além de suas necessidades operacionais. Ou seja, investir em Sadia não é somente investir em industrialização de frango, mas sim investir em frango e em trading financeira. E isso aumenta a percepção de risco do investidor, pois trading é um negócio infinitamente mais arriscado que frango. Vale lembrar que a Sadia já tinha feito uma presepada semelhante em 2002 com títulos soberanos.

3 - Expôs que a companhia tem mecanismos extremamente deficientes de controle interno.


O ponto número 1 é séria, mas é um fato pontual. Já os pontos 2 e 3 são gravíssimos, pois mancham a reputação da empresa de uma forma muito séria e a recuperação dessa credibilidade pode levar anos.
Ao nos depararmos com quanto caiu, devemos considerar que os investidores estão embutindo não só um resultado ruim em 2008 mas também um prêmio adicional de RISCO na companhia em função dos itens 2 e 3. Ou seja, assim como se falava em mudança de patamar das ações brasileiras com o investment grade, pode-se cogitar a hipótese de esta empresa em específico ter mudado de patamar PARA BAIXO.

Tudo isso que eu falei o gráfico não é capaz de captar. Reflitam sobre isso.

1 Comentário:

Fernando Bonilha disse...

Santa Elisa Vale, Aracruz, Sadia...e a falta de informação!!!!!!

Um aspecto muito importante da atual crise das empresas está na falta de informações sobre o andamento do mercado. Desde 2 de maio indicadores técnicos demonstram que o dólar teria este comportamento que levou a esta situação.

Fiz uma serie de análises em meu Blog e tenho acompanhado com atenção este cenário entre outros.

Dêem uma olhada no blog especialmente na seqüência de analises sobre o Dólar: (http://aviso-navegantes.blogspot.com/search/label/D%C3%B3lar).

 

©2009 Ondas Financeiras | Template Blue by TNB