Suportes ao definitivo fim das vacas gordas e do trigo farto

|

Ao pensar em uma crônica analítica para a atual situação fiquei intrigado com uma história bíblica que me lembro na época do catecismo (não me refiro aquelas revistinhas eróticas, mas ao da igreja de nossas tradicionais famílias brasileiras).


A história de José, um profeta e conselheiro do velho testamento que depois de abandonado e traído pelos irmãos, tornou-se o braço direito do faraó. O profeta em questão deveria interpretar um sonho do faraó que levaria as principais diretrizes políticas e econômicas do egito nos anos vindouros.


O sonho do grande monarca era descrito como 7 vacas gordas e cheias de leite pastando ao lado de 7 belos trigueiros. No fim, 7 vacas magras e feias comiam as 7 vacas gordas e 7 ervas daninhas cresciam e se sustentavam sobre o solo e a matéria podre dos 7 trigueiros. José, em sua sabedoria inspirada por forças divinas, interpretou o sonho como 7 anos de fartura e 7 anos de fome e miséria. O faraó, então, deveria armazenar alimentos e recursos durantes os 7 anos seguintes para manter e sustentar seu povo nos 7 anos de tormenta e depressão. Bom, no final das contas ele reecontra os irmãos traidores e o pai desesperado e depressivo pelo filho mais novo e os perdoa.

O que isso tem a ver com nossa atual situação? Bem, depois da crise de 2001, passamos por 7 anos de ganhos e lucros estupendos nas bolsas de quase todo o planeta. O que não suportamos é que não houve nenhum "José" que nos previa o momento de recessão e crise séria. NÂO estou dando uma de profeta do apocalipse gritando que passaremos 7 anos de fome e desgraça e que discos voadores levarão as almas mais puras antes do fim dos tempos (por favor, sem alarmismo vazio).

Na prática, quis realizar um estudo hipotético considerando uma única variável que nos indicaria uma tendência de baixa aterradora mesmo para aqueles que estão comprados a pouco tempo e não registraram quedas de suas carteiras de forma tão brutal como o IBOV (algo em torno de 40% desde o início do ano e 50% desde o ápice histórico alcançado pelo índice).

Estabeleci os suportes históricos dos 5 principais ativos do índice ibovespa verificados em 15 de outubro de 2008 (belo presente do dia dos professores). Abaixo listamos

*Participação no ibov em 15 de outubro de 2008
**Suporte histórico nos últimos 60 meses


Os gráficos abaixo respaldam os dados da tabela acima;

















Se os suportes históricos destes papéis que constituem o sustentáculo do ibov, podem representar a definitiva derrocada de quase todos os papéis listados na bolsa de valores. Nesta situação, estariamos ameançando o suporte de 30K pontos. Se perdido, temos um suporte histórico de 25K pontos visto em 2005 e 2006 e depois, se a catástrofe se estabelecer entre nós, veremos nossos trocos minguados em papéis atolados na lama histórica de 19K.




Só espero que as vacas magras e as ervas daninhas sejam apenas uma apologia bíblica.

0 comentários:

 

©2009 Ondas Financeiras | Template Blue by TNB