Energias BR- Exemplo de desastres onde há intervenção governamenta.

|

Gostei muito de uma reportagem que li na Epóca negócios deste mês de novembro/2007 onde se relata a idéia do liberalismo e neoliberalismo como ofensivo na era Lula.


Quando penso na evolução estrondosa da Vale do Rio Doce, na equalização e verdadeira democratização dos serviços de telecomunicações brasileiros, na melhoria verdadeira das estradas sob concessão (mesmo com pedágios abusivos mas bem mais baratos que os reparo que ocorrerão em carros que trajetam em BR's), e tantos exemplos que vou explorar no futuro; penso que é na iniciativa privada e no estímulo liberal é que estão os caminhos para grandes problemas de nosso País como desemprego, falta de perspectivas individuais e coletivas, bem como a competitividade nas economias globalizadas.


E daí com a Energias BR... Temos uma bela empresa, com grandes perspectivas (ainda mais se considerarmos o novo conselho diretor com grandes ícones dos negócios, sem se considerar os velhos burocratas do Estado que estão no passado), gestões eficientes com a gradativa diminuição de gastos operacionais que se refletem em um lucro no 3T07, 14,3% superiores ao do 3T06 mesmo com uma queda de mais de 6% do EBTIDA e o aumento de 5,1% de impostos.


Belos resultados, números interessantes e a mão soberba, purulenta e tóxica do estado realizando leilões distorcidos, com diminuição das projeções de tarifas e o não estímulo a investimentos na área de produção e distribuição de energia.


Sabe aquela projeção de falta de energia e apagão em 2010-2011... Me parece bem real.


Abaixo segue o gráfico de enbr3 atualizado no meio da tarde de hoje mostrando o histórico do papel no último ano.








0 comentários:

 

©2009 Ondas Financeiras | Template Blue by TNB