Mercado Financeiro Perdido: sinais das mudanças.

|



Pacientes leitores;




Peço desculpas pelos dias sem publicações. A rotina do trabalho que traz o leite das crianças me impediu momentaneamente de trabalhar as publicações. Blá, blá a parte vamos lá.




Achei muito interessante os dados bimestrais sobre os principais investimentos vistos no Brasil.


Intrigante ver o tradicional Ouro e os investimentos na Bolsa de valores em patamares de valorização semelhantes no mês de fevereiro. É como se eu estivesse lendo nas entre linhas a fuga do capital a investimentos mais seguros e ao mesmo tempo um capital semelhante migrando a investimentos bem mais arriscados. Bem, não pode ser o mesmo capital. Uma boa parte vem do capital estrangeiro (ouro) e ao mesmo tempo o retorno da confiança institucional ao aumento de posições variáveis em suas carteiras.


De um jeito ou de outro, quando vejo forças tão divergentes atuando ao mesmo tempo no mercado, aparece aquela pulguinha de dúvida de que teremos muitas emoções em pouquíssimo tempo.


Guardem seu capital líquido para entrar na hora certa, pois esta se aproxima.



Bolsa e ouro lideram lista de investimentos mais rentáveis no mês




EPAMINONDAS NETO






da Folha Online
Investimentos atrelados à Bolsa de Valores e aplicações na commodity ouro foram as apostas mais rentáveis do mês de fevereiro. No bimestre, no ano, o mineral dourado tem a liderança folgada do ranking de investimentos, devido às turbulências registradas em janeiro na Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo).
O Ibovespa, indicador que serve de referência para boa parte dos fundos de ações, valorizou 6,72% em fevereiro, mas acumula perdas de 0,62% no ano.
Tendo por referência as cotações da commodity na BM&F (Bolsa de Mercadorias & Futuros), o ouro teve variação de 7,02% no mês. Em 2008, as cotações já acumulam alta de 9,09%. No mercado internacional, o preço da onça de ouro bateu recordes, e investidores se refugiaram no metal para escapar da recessão nos EUA.
Os fundos referenciados DI e de Renda Fixa registraram rentabilidades de 0,67% e 0,80%, respectivamente, segundo cálculo da Anbid (Associação Nacional dos Bancos de Investimento), com dados até o dia 26. No ano, o retorno dos fundos DI é de 1,61%, e dos fundos Renda Fixa, de 1,88%.
A caderneta de poupança, aplicação mais popular do país, proporcionou ganho de 0,52% em fevereiro, e de 1,12% no bimestre.
Aplicações vinculadas ao dólar proporcionaram os piores rendimentos do mês. O preço da moeda americana retraiu 3,97% em fevereiro, e 4,84% no acumulado de dois meses.
Em fevereiro, a inflação foi de 0,53%, se for medida pelo IGP-M, que embute preços do varejo, atacado e da construção civil. Pelo IPCA-15, a inflação de fevereiro foi de 0,64%. Esse índice reflete o custo de vida para famílias com renda mensal entre um e 40 salários mínimos.
No ano de 2008, o IGP-M registra variação de 1,63%, enquanto o IPCA-15, de 1,34%.

0 comentários:

 

©2009 Ondas Financeiras | Template Blue by TNB