Brascan (bisa3): O cimento não subiu tanto assim!

|


Muito bem. Mais uma análise deste sistêmico, insistente e aprendiz de investidor. (Todos os dados desta análise foram retirados dos balanços vistos em http://www.bovespa.com.br/; http://mapamercado.vci.com.br/ e http://www.infomoney.com.br/)



Análise Financeira:



Brascan abriu capital no final do ano passado, portanto no início das IPO's de construtoras e imobiliárias em busca do nicho de captação de recursos no mercado de capitais. Daí em diante verificamos um aumento do ativo de cerca de 92 milhões no final de 2005 para mais de 1 bilhão no final de 2006.


Antes de ter tempo de aplicar o capital obtido em sua IPO já demonstrou maturidade administrativa ao sair de um prejuízo anual de 2005 na ordem de 34,3 milhões para um lucro de quase 42 milhões no final de 2006. Fica aquela pergunta... E depois, com toda essa dinherama a disposição, como estamos em 2007 ?


Bem, o ativo total até o 3T07 encontra-se na ordem de 1,15 bilhão e o lucro acumulado do ano de 2007 já supera em 35,67% o de 2006 correspondente aos 3 primeiros trimestres. O lucro do 3T07 em relação ao 3T06 cresceu na ordem de 2000%. Confesso que este último dado não é muito pertinente em se considerando o diminuto lucro de 3T06 na ordem de 1 milhão.

O que gosto no processo de gestão desta empresa é o fato de administrar com responsabilidade as dívidas. Tal fato se demonstra no aumento de mais de 60% do EBTIDA, com praticamente os mesmos valores de passivo de curto prazo e baixíssimos valores de passivo de longo prazo (apesar que neste setor, em geral as empresas têm poucos valores de exigíveis de longo prazo).


Análise Fundamentalista (erros de cálculo de + ou - 0,3)



Com um preço-alvo convidativo na ordem de 20,70 por ação, há um upside em relação ao pregão de 3/12/2007 na ordem de 95%. Pra pensar neste rally até dezembro de 2007, obviamente não seremos ingênuos. No entanto ao analisar múltiplos tradicionais como P/L anualizado,vericamos uma relação no valor de 24,8 enquanto a média de mercado da construção civil encontra-se na ordem de 62,7. Considerando as projeções de lucro para 2008 e o fluxo de caixa descontado para a previsão de preço justo deste ativo, o P/L de Bisa3 chegaria ao valor de 33,4.

Análise Técnica

Como se vê nos gráficos abaixo, não estamos no momento de compra. No entanto enfatizo um ponto neste último pregão (3/12/2007) notem o exagerado volume de venda... Estranho, não? Não aceito muito bem a idéia de efeito manada com stops sucessivos de venda. Ao meu ver há um processo de manipulação exagerada do preço. Outros poderiam dizer que há uma migração de capital da ações da bisa3 para outras construtoras (veja a subida de 8,74% das ações da tenda neste mesmo dia). O que acho? O mercado acorda em breve. Para os investidores, acredito que o sinal de estabilização da OBV (linha preta no gráfico principal) e 3 candles de subida já devem indicar uma reversão do mercado. Fiquem de olho!!!




























Projetos;


Sem dúvida seguem as mesmas perspetivas do setor já que com o crescimento de financiamentos e a menor taxa de juros, espera-se uma alta demanda-principalmente por parte das classes médias (B e C) e das classes D e E. O foco da Brascan enquadra-se nos projetos de venda imobiliária para as classes B e C, mesmo com projetos consolidadados como o Nortevillage no Rio de Janeiro e Moema em São Paulo com imóveis de valores mais convidativos. O fato é que boa parte das unidades já estão vendidas sem a inclusão direta de receita que entra no 4T07.

Bons Investimentos

5 comentários:

Sandor Tucakov Caetano disse...

Muito legal o seu Blog Augusto, eu tb atuo no mercado desde 2002, mas só agora me sobrou tempo para dedicar melhor ao blog.

Se vc me permitir, eu também adicionarei um link do seu blog.

Abraço


Sandor

Info Wallace disse...

Caro Augusto,
Meu nome é Wallace investidor como vc e também possuo um blog (www.islawalid.blogspot.com) olhando sua análise verifiquei que algumas contas não batem que gostaria de saber como vc chegou nesses números.. Abs
meu mail para contato é wallace_nunes@hotmail.com

Unknown disse...

Primeira visita.
Muito bom o teu blog.
To contigo na análise da Bisa3.
Tem tudo pra testar e romper essa resistência em 14,40 logo logo.
Onde viu que o p/l médio do setor é mais de 60?
O balanço da Brascan vai vir forte no 4° tri, conforme vc disse.
Acho que chega pelo menos a R$16,50 no médio prazo.
Abs.

Anônimo disse...

Caro José;

Obrigado pelo apoio. O P/L médio do setor foi estipulado com base em análise contábil por projeção (já que boa parte das empresas abriu seu capital a pouco tempo) associado a média ponderal tendo o peso ponderado pelo market share.
Confesso a você que não encontrei nos sites abertos o P/L do setor de construção civil. Na semana passada consultei os números do setor através de um acesso especial a economática pela FGV. Constatei que o múltiplo em questão está no valor de 58,9, portanto, meus cálculos estão dentro de um erro aceitável.

Bons investimentos

Anônimo disse...

Olá Wallace.

Boa parte dos valores e cálculos foram feitos com base na análise de demonstrativos e balanços vistos na Bovespa (www.bovespa.com.br). Outros cálculos são de projeção embasados em outras plataformas como economática e Lopes Filho.
Se puderes ser mais específico sobre quais números estais com dúvida, poderemos discuti-los

Um grande abraço

Augusto César Willer

 

©2009 Ondas Financeiras | Template Blue by TNB