JBS Friboi: Franca Expansão

|


Com a dica do Sr. SaldanhaS (Fórum Infomoney), resolvi fazer uma breve análise da notícia abaixo relatadada sobre a JBS Friboi.

O forte projeto da Friboi de expansão mundial levará um tempo para ser reconhecida pelo mercado. Investimentos fortes e um toque de ousadia-afinal, em menos de um ano a empresa amplia a atuação nos mercados americanos (ver compra da Swift) e no mercado Europeu (compra de plantas argentinas, principal exportador de carne a Europa e compra de frigoríficos e distribuidoras na Europa Ocidental)- leva ao temor de investidores que de desfazem de um diamante pré-lapidado dentre os novos papeis da Bovespa.
Os resultados de 2008 serão as provas de uma grande empresa.






Fonte: Portal Exame: http://portalexame.abril.com.br/negocios/m0145592.html


JBS compra 50% da líder de processamento de carne na Itália



06.12.2007 11h57
Acordo de 225 milhões de euros aumenta o acesso da empresa brasileira a clientes do mercado europeu

EXAME: Maior produtor mundial de carne, o grupo brasileiro JBS fechou acordo com a empresa italiana Cremonini, de forte atuação no mercado bovino europeu, para comprar 50% de uma de suas companhias, a Inalca, líder no setor de processamento de carne bovina na Itália.
Pelo acordo, a JBS pagará 225 milhões de euros - o equivalente a 592 milhões de reais -, calculados com base num valor de mercado ("enterprise value") de 600 milhões de euros.
O negócio reforça a estratégia da companhia brasileira de expansão das operações internacionais. Na aquisição mais recente, há dois meses, a JBS comprou por 20 milhões de dólares o frigorífico argentino Col-Car, a sexta planta da empresa no país, onde ela ocupa a liderança no ranking do setor.
Na Bolsa de Valores de São Paulo, porém, o anúncio feito nesta quinta-feira (06/12) não empolgou. Às 15h, os papéis JBS ON (ordinárias, com direito a voto) registravam baixa de 1,23%.


Operação de "engorda"



Para fechar o negócio, as duas companhias assinaram um "contrato preliminar de aliança estratégica", o que envolverá uma operação para engordar a Inalca, pela transferência de 100% do capital social de outra empresa da Cremonini, a Montana Alimentari, com ativos de 70 milhões de euros. Feita a transferência, a JBS injetará 210 milhões de euros em aumento de capital da empresa resultante, em troca de 46,4% de participação, e desembolsará 15 milhões de euros em compra direta de 3,6% das ações da Inalca. A soma das duas operações corresponde ao valor total de 225 milhões de euros, por 50% dos papéis da Inalca.
O acordo, a ser finalizado até janeiro de 2008, inclui ainda a possibilidade de reajuste no preço da aquisição em até 65 milhões de euros, conforme o EBITDA da Inalca nos próximos três anos, e prevê a opção de a Cremonini vender sua participação à JBS, entre quatro e dez anos após o acordo, ou de recomprar os papéis da companhia, caso haja mudança de controle dos acionistas majoritários das empresas envolvidas.
A direção da Inalca, por sua vez, será dividida entre as duas participantes do acordo. Os atuais executivos da empresa permanecem em seus postos, mas a Cremonini passa a indicar o diretor-presidente (CEO) e mantém a administração operacional, enquanto a JBS ficará responsável por nomear o presidente do Conselho de Administração e o executivo-chefe de finanças (CFO).
Segundo o fato relevante divulgado pela JBS, a operação representa para a brasileira uma oportunidade de acesso a novos clientes, como grandes multinacionais no setor de fast food, produtores de alimentos industrializados, cadeias de varejo e empresas de distribuição de alimentos (foodservice). Também oferece contato com as tecnologias de ponta utilizadas pela Inalca e amplia sua carteira de produtos de maior valor agregado, especialidade da marca Montana, incorporada ao pacote de compra.

0 comentários:

 

©2009 Ondas Financeiras | Template Blue by TNB